Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triO hipotireoidismo ocorre quando não há a produção necessária dos hormônios da tireoide, causando sintomas como:

  • Perda de apetite;

  • Facilidade em ganhar peso;

  • Sonolência;

  • Fadiga;

  • Redução dos batimentos cardíacos;

  • Dificuldade de raciocínio.

  • Desânimo.

A qualidade de vida piora e os sintomas podem levar a doenças cardíacas. Nos casos em que a falta do hormônio decorre de cirurgia de retirada da glândula, a situação mais extrema pode ser o avanço da doença que leva ao coma mixedematoso, o estágio mais grave do hipotireoidismo, e que afeta outros órgãos.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

Alimentos que devem ser evitados por quem possui hipotireoidismo

  • Soja e produtos derivados. ...

  • Alimentos industrializados e ricos em carboidratos simples. ...

  • Peixes predatórios, como cavalinha, peixe espada e tubarão. ...

  • Amendoim, couve-de-bruxelas, mandioca, mostarda e rabanete.


Outra excelente maneira de garantir a saúde da tireoide é comer uma castanha-do-pará por dia, pois tem a quantidade de selênio e zinco suficiente para a regular os hormônios da tireoide. Além disso, ingerir alimentos ricos em iodo, como frutos do mar e peixe, também é saudável para o bom funcionamento da tireoide.

O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.

O hipotireoidismo costuma ser associado a um leve ganho de peso (eminentemente por acúmulo de líquidos) e uma dificuldade para se livrar de quilos extras.

TSH alto significa que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e pode indicar o hipotiroidismo. O valor de referência pode variar de acordo com a metodologia utilizada. Confira no laudo do seu laboratório o valor considerado para o seu exame. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico.

Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

O hipotireoidismo diminui o metabolismo, que fica mais lento e o corpo com menos energia e isso sim pode colaborar para ganho de peso, uma vez que o paciente passa a gastar menos essa energia, “Mas se ele ingerir alimentos em menor quantidade e mantiver uma dieta equilibrada, não vai engordar.